Image Alt

O DESIGN

Design Português

A Casa de São Lourenço leva-nos numa descoberta pelo design português através dos seus elementos decorativos a continuar a história iniciada pela artista portuguesa, Maria Keil, há 70 anos. Com peças de Marco Sousa Santos, Vicara, Cestaria de Gonçalo, Olaria de Molelos, Grestel, Nuno Gusmão, Bordallo Pinheiro, Bartolomeu Gusmão, Vanda Guerreiro e Burel Mountain Originals. Peças únicas e representativas de Portugal para dar sentido a cada espaço e a cada canto.

O Burel

O burel ajuda a contar a história e adensa o mistério da descoberta dos pormenores. A sua presença é mais do que evidente com ele a ser o tema central do hotel: as paredes revestidas com bordados de poesia, os painéis pintados à mão e as instalações de arte que trazem um carácter intimista e de muito conforto, ao mesmo tempo que nos embalam na história tecida pela montanha.

Maria Keil

Maria Keil tinha dedos cheios de magia e a vontade de criar imagens. A notoriedade pública do seu trabalho destaca-se na ilustração, pintura, design, fotografia, azulejaria, mobiliário e decoração. Entre os anos 40 e os aos 50, Maria Keil sentiu grande apelo pela renovação dos termos estruturais e formais do mobiliário para interiores onde apurou, com grande sensibilidade, desenhos de decisiva modernidade. As raízes não desapareciam, mas misturavam-se à sobriedade geral, estilização do regionalismo e do próprio folclore. Foram muitos os projetos de Maria Keil, sendo assinaláveis os trabalhos feitos para a Pousada de São Lourenço, na Serra da Estrela, agora Casa de São Lourenço.